quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Esta quarta-feira

Hoje é dia de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura
10h30 – Apresentação do “Guimarães 2012” no centro de Guimarães por Paulo Cruz, administrador da Fundação Cidade de Guimarães (FCG) - (para os media), R. de Camões 60.
12h30 – Conferência de imprensa sobre o programa de 2012 da Capital Europeia da Cultura com João Serra, Presidente da FCG e de Carlos Martins, no Espaço ASA (EN 105, Covas).
15h – Visita às obras (para os media);
18h – Festa de apresentação do programa no Centro Cultural Vila Flor.
22h – Concerto pela Fundação Orquestra Estúdio, em estreia absoluta e com a soprano vimaranense Elisabete Matos no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor

No Peso da Régua, comemora-se os 10 anos de Património Mundial do Douro.
09h30 - Abertura do ciclo de debates “Que Douro na Próxima Década?” com Ricardo Magalhães, Chefe de Projecto da Estrutura de Missão do Douro, Armando Moreira, Presidente da Liga dos Amigos do Douro Património Mundial e Artur Cascarejo, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro
11h30 - Douro, 10 Anos: um Retrato Patrimonial com Fernando Bianchi de Aguiar, Coordenador da Candidatura do Alto Douro Vinhateiro a Património Mundial
12h - Encerramento com Francisco José Viegas SE Cultura
Exposição fotográfica “10 Regiões Vinhateiras Património da Humanidade”
14h30 - Alves Redol – Exposição Biobibliográfica do Centenário do Nascimento
15h30 - Conferência “Que Douro na Próxima Década?” - Tema: Economia e Desenvolvimento Arlindo Cunha, Miguel Cadilhe, Luís Braga da Cruz, Paulo Gomes, moderado por João Rebelo.

09h30 – No Museu do Douro, organizações ambientalistas vestem-se de luto contra Barragem do Tua. A Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, o Geota e o Centro de Estudos de Avifauna Ibérica (CEAI) promovem acção de protesto à entrada do Museu do Douro, onde decorrem as comemorações oficiais dos 10 anos do Douro Património da Humanidade. Esta acção pretende mostrar a preocupação e indignação face às más decisões acerca do futuro do Vale do Douro e do Tua.

Em Matosinhos,
16h - PM Pedro Passos Coelho inaugura o Centro de Arte Moderna Gerado Rueda. Também com SEC, Francisco José Viegas. Prevê-se que José Maria Aznar, antigo PM espanhol esteja presente.

Em Belém,
11h30 – O PR Cavaco Silva recebe uma delegação da CGTP-IN, com Carvalho da Silva (em plena semana de luta), a pedido da central para expor os factores que conduziram à Greve Geral de 24 de Novembro e analisar, junto do PR, os seus impactos político, económico e social.
17h30 - PR Recebe o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General Luís Evangelista Esteves Araújo.

Ainda centrais sindicais,
14h30 – UGT reúne o secretariado nacional e apresenta conclusões da reunião pelo secretário-geral da UGT, João Proença. Na sede da UGT (Avenida Almirante Gago Coutinho, 132).

Prossegue de semana de luta da CGTP até sábado.
08h30 às 10h30 – Em Lisboa, concentração à porta da empresa Janz Contagem e Gestão de Fluidos, antecedida de plenário.
17h - Marcha contra o aumento do horário e o roubo nos salários. Concentração no Lg Camões e deslocação para o Ministério das Finanças, Praça do Comércio.
10h às 15h30 – Em Aveiro, no Hotel Imperial, plenário de dirigentes, delegados sindicais e membros de comissões de trabalhadores.
15h30 - Concentração de activistas sindicais, reformados, desempregados e trabalhadores por turnos dos sectores público e privado, com inicio na Av. Dr. Lourenço Peixinho até a Pr. Joaquim Melo Freitas.
12h às 13h30 – Em Leiria/Peniche, distribuição do documento “Não ao aumento dos horários de trabalho”, junto à empresa ESIP e das 15h30 às 17h30 - junto à empresa Ramirez.

15h30 – A CGTP também pediu uma reunião à CIP, Manuel Carvalho da Silva lidera a delegação. Agenda: questões como o emprego, a dinamização da contratação colectiva, a organização e gestão do tempo de trabalho e a política de rendimentos, entre outras, constituem matérias de relevo das relações de trabalho, na sede CIP na Praça das Indústrias.

O dia dos Ministros, e dos SE,
09h - Conferência "A Exploração e Utilização dos Recursos do Mar". Iniciativa da Real Embaixada Norueguesa, com o SE do Mar, Manuel Pinto de Abreu, e o embaixador da Noruega em Portugal, Ove Thorsheim, na ACL, R. Portas de Santo Antão 89.

Fórum Poupança, Pensões e Reformas, iniciativa do Correio da Manhã
09h45 - Abertura de Pedro Mota Soares, ministro da Solidariedade e da Segurança Social
10h30 - A sustentabilidade dos sistemas de pensões e reformas com António Bagão Félix, antigo ministro das Finanças, Fernando Nogueira, presidente do Instituto de Seguros de Portugal, Helena Adegas, administradora delegada da Sociedade Gestora do Fundo de Pensões do Banco de Portugal, Pedro Assis, diretor da Schroders, Pedro Seixas Vale, presidente da APS - Associação Portuguesa de Seguradores, no Sheraton Lisboa Hotel & Spa, em Lisboa.

Celebrações do Ano Internacional das Florestas
10h – Assunção Cristas, ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, apresenta a Estratégia do Governo para Floresta, no Centro Educação Ambiental do Vidoeiro. Acção de educação ambiental, onde participam 50 crianças da Escola Básica do Gerês (sementeira de espécies autóctones – carvalho, azevinho, teixo). Plantação de árvores numa área ardida, realizada por um grupo de voluntários, nas Caldas do Gerês.
11h40 – Observação do trabalho realizado pelos Sapadores Florestais, no Miradouro.
12h15 – Visita à Porta do Parque Nacional da Peneda-Gerês, no Campo do Gerês.

10h - Ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, inaugura Hospital Privado de Santarém na Rua Nova (São Nicolau).

12h - Ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, preside à assinatura de contratos de parceria entre a Embraer Defesa e Segurança e a OGMA e EEA para o Programa KC-390. Portugal desenvolverá, sob a coordenação da EEA - Empresa de Engenharia Aeronáutica, e através do CEIIA - Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel, o projecto de engenharia de três segmentos do avião de transporte militar a ser construído pela Embraer. Os segmentos projectados, desenhados e testados em Portugal serão depois fabricados em Portugal pela OGMA, que também produzirá a Fuselagem Central da aeronave. O ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar Branco, também está presente. Nas OGMA.

No Parlamento,
09h - Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública: 1.Situação da UTAO. 2. Iniciativas legislativas europeias. 3. Redacções finais: - Proposta de Lei nº 27/XII - "Aprova o Orçamento do Estado para 2012"; - Proposta de Lei nº 31/XII - "Aprova as Grandes Opções do Plano para 2012-2015"; - Proposta de Lei nº 32/XII - "Aprova a estratégia e os procedimentos a adoptar no âmbito da lei de enquadramento orçamental, bem como a calendarização para a respectiva implementação até 2015".
10h - Audição do ministro de Estado e das Finanças, Vítor Gaspar, sobre a Proposta de Lei n.º 30/XII - que estabelece medidas de reforço da solidez financeira das instituições de crédito no âmbito da iniciativa para o reforço da estabilidade financeira e da disponibilização de liquidez nos mercados financeiros".

Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias e Comissão de Assuntos Europeus para as audições dos candidatos ao cargo de Juiz do Tribunal de Justiça da União Europeia.
09h30 - António José da Silva Robalo Cordeiro;
10h30 - José Luís da Cruz Vilaça;
11h30 - Nuno Piçarra.

10h - Declaração de Basílio Horta sobre a Nissan em Aveiro.

10h30 – O Presidente da ACIBEV (Ass. dos Comerciantes e Industriais de Bebidas Espirituosas e Vinhos), George Sandeman apresenta a campanha “Vinho com Moderação 2011”
Presentes a vice-presidente da AR Teresa Caeiro, o SE da Agricultura, José Diogo Albuquerque, os presidentes das comissões parlamentares da Saúde Maria Antónia Almeida Santos e da Agricultura Vasco Cunha e o pr. da Assembleia Geral da ACIBEV  António Soares Franco, no Auditóri da AR.

15h – Plenário. Potestativo PS. Vários Projectos-lei n.º 110/XII (PS) - Alarga o acesso à Base de Dados de Contas do Sistema Bancário pelas autoridades judiciárias; n.º 111/XII (PS) - Reforça a transferência do financiamento dos partidos políticos e das campanhas eleitorais; n.º 112/XII (PS) - Reforça os deveres e a fiscalização sobre os rendimentos dos titulares de cargos políticos; n.º 113/XII (PS) - Quadro de referência para a elaboração dos códigos de conduta e de ética para a prevenção de riscos de corrupção e infracções conexas; n.º 114/XII (PS) - Reforça as incompatibilidades dos titulares de cargos políticos e altos cargos públicos; n.º 115/XII (PS) - Lei da Transparência Activa da Informação Pública; n.º 143/XII (PS) - Recomenda ao Governo que adopte medidas para o funcionamento do Gabinete de Recuperação de Activos e do Gabinete de Administração de Bens. Dois Projectos de Resolução n.º 144/XII/ (PS) - Alargamento das competências da Comissão Eventual para o Acompanhamento das Medidas do Programa de Assistência Financeira a Portugal; n.º 145/XII (PS) - Recomendação ao Governo no âmbito do outsourcing do Estado com vista a uma maior transparência desses contratos (eventual votação no final do debate).

Almoços,
13h - Almoço/debate da ACEGE "Portugal: Realidade e Esperança" com Eduardo Catroga
Na sala da paróquia da Igreja de S. Nicolau, R. dos Douradores, 57, em Lisboa.

12h45 - Almoço/debate da ACEGE "Portugal: Realidade e Esperança" com Rui Rio, presidente da CM Porto, na Sé Velha, em Coimbra.

E depois de jantar,
21h - Conferência "Portugal, que futuro?" organizada pelos Jovens quadros da SEDES, no âmbito do ciclo de conferências “Gerações de Futuro". Com a participação do antigo PAR, Almeida Santos, na SEDES, R. Duque de Palmela, n.º. 2 - 4º. Dtº, em Lisboa.

O dia dos Líderes,
António José Seguro, secretário-geral do PS, visita empresas de moldes na Marinha Grande.
10h – FAMOLDE, Moinhos de Cima, Albergaria,
11h – Empresa INTEPLÁSTICO, Zona Industrial da Marinha Grande
12h – Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos – CENTIMFE na Zona Industrial da Marinha Grande, Rua de Espanha, Lote 8.

14h30 - Francisco Louçã, líder do BE, e João Semedo visitam Hospital de São José para uma reunião com o presidente do CA do Centro Hospitalar de Lisboa Central, para abordar a questão da reestruturação da Rede Hospitalar de Lisboa e do aumento das taxas moderadoras na Saúde.

18h15 - Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, faz uma declaração sobre a política de transportes depois de uma reunião de quadros do Sector de Transportes da ORL "em defesa das empresas públicas de transportes e dos direitos dos trabalhadores". No CT Vitória, Av. da Liberdade, 170.

Livro,
18h30 - Apresentação do livro "Responsabilidade Financeira e Tribunal de Contas" (Coimbra Editora) de António Cluny. A apresentação do presidente do Tribunal de Contas, Guilherme d'Oliveira Martins no Auditório do Tribunal de Contas, Av. Barbosa do Bocage, 69. O PGR, Fernando Pinto Monteiro, que às 10h30 preside a uma sessão do Conselho Superior do Ministério Público, vai estar.

Na Madeira, Funchal
13h - PSD/Madeira em conferência de imprensa sobre o Centro Internacional de Negócios da Madeira, vulgo Zona Franca, na Rua da Alfândega, nº 62 - 3º.

O poder local,
15h - Conferência de imprensa da CDU para análise à proposta de Orçamento e Plano de Actividades da Área Metropolitana do Porto para 2012 e informação sobre as propostas da CDU na Assembleia Metropolitana. Com Belmiro Magalhães e Jorge Sarabando. Na sede PCP Porto na Boavista.

 16h - Vereadora Helena Roseta apresenta Programa de Valorização do Património (PVP): o PVP constitui a base para a avaliação estratégica dos vários modelos de intervenção disponíveis para o Património Habitacional Municipal. Na ocasião é ainda explicado o conjunto de Programas de Intervenção (venda, arrendamento e reabilitação), a aplicar de acordo com a situação actual efectiva do património, sendo também apresentado o estudo económico na origem do Programa de Valorização do Património. De entre os programas de intervenção destacam-se o “Reabilita Primeiro Paga Depois”, o “Reabilita Arrenda Devolve”, os programas de Renda Convencionada e os programas Renda Convencionada Jovem. Na Sala de Arquivo dos Paços do Concelho da Câmara de Lisboa.

Lá por fora:
No Parlamento Europeu, em Estrasburgo
Sessão plenária com o balanço da presidência polaca da UE. Os eurodeputados vão perguntar ao Conselho e à Comissão o que pretendem fazer para garantir o respeito dos direitos fundamentais das pessoas detidas e para melhorar as condições de detenção nos Estados-Membros. A votação é amanhã.

12h (11h de Lisboa) – Cerimónia de entrega do Prémio Sakharov para a liberdade de expressão e os direitos humanos e Conferência de imprensa com o presidente do PE Jerzy Buzek e os laureados.
O Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento deste ano vai para os representantes da Primavera Árabe, em reconhecimento dos seus esforços pela liberdade e pelos direitos humanos. Dos cinco vencedores, três vão estar presentes na cerimónia de entrega do prémio: Asmaa Mahfouz (Egipto), Ahmed El Senussi (Líbia) e Ali Ferzat (Síria). Mohamed Bouazizi (Tunísia) recebe o prémio a título póstumo e Razan Zaitouneh (Síria) está actualmente escondida das autoridades do seu país, que a acusam de ser uma agente estrangeira. Os bloggers portugueses Rafael Gonçalves, do blogue "Tertium Genius", e Jonathan Costa, do blogue "Os Sakharov", viajarão até Estrasburgo para assistir, à cerimónia de entrega do Prémio, iniciativa do Gabinete de Informação do Parlamento Europeu (PE) em Portugal.

Em Berlim,
Ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schauble, e presidente do Bundesbank, Jens Weidmann, celebram o décimo aniversário da introdução do euro.
13h – No Bundestag, a Chanceler alemã, Angela Merkel fala sobre o euro e a crise da dívida.

Em Nova Iorque
10h – Reunião do Conselho de Segurança da ONU adopta resolução sobre a renovação do regime de sanções à Libéria.
10h30 - Renovação do mandato da Força de Manutenção de Paz das Nações Unidas no Chipre (UNFICYP).

Na Carolina do Norte,
11h30 – Em Fort Bragg, o Presidente Barack Obama encontra-se com tropas norte-americanas que estiveram em missão no Iraque

Em Luanda,
Continua o XI Congresso da UNITA, à porta fechada. Com o lema "Unir Angola para a mudança em 2012".

Em Cáceres, Espanha
19h30 (hora local) – Maria Cavaco Silva assiste a concerto de Natal e faz uma intervenção alusiva à exposição dos seus presépios na Concatedral de Santa Maria, Plaza Mayor
20h30 (hora local) - Inaugura a exposição El Belén – Colección Maria Cavaco Silva, com cerca de 200 presépios da sua colecção pessoal, na Fundación Mercedes Calles y Carlos Ballestero, na Casa Palácio de los Becerra, Plaza de San Jorge, 2.

Sem comentários:

Enviar um comentário