sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Angola promete apoiar Portugal


Ao anunciar que está disponível para continuar na Presidência, José Eduardo dos Santos promete o apoio de Angola a Portugal.

Pedro Passos Coelho esteve um dia em Luanda para apelar a uma "aliança estratégica entre Portugal, Angola e também o Brasil" e conseguiu a garantia do apoio de Angola.

Um dia intenso com um programa apertado e mais apertado ficou depois do encontro com José Eduardo. A reunião deveria ter durado 40 minutos, acabou por se prolongar por quase duas horas.

E se minutos antes do Primeiro-Ministro português entrar no Palácio Presidencial era anunciado o aumento das pautas aduaneiras, essa decisão do governo angolano que pode furar as contas das exportações portugueses, não comprometeu o discurso de intensificar ainda mais as relações entre os dois países. Ouvir peça




O dia começou com uma visita às obras de construção da nova Assembleia Nacional de Angola.
A empreitada está a ser desenvolvida pela Teixeira Duarte e prevê-se que esteja concluída em Agosto de 2013.



De tarde, além da Escola portuguesa, o programa de Pedro Passos Coelho contemplou ainda visitas às obras de requalificação da baía de Luanda e de renovação da Fortaleza de São Miguel, que acolhe o Museu de História Militar, e um encontro com empresários portugueses e angolanos no Auditório Pepetela, do Centro Cultural Português.






E foi no encontro com os empresários que o Primeiro-Ministro apontou o desejo de Portugal em contar com o investimento angolano nos Estaleiros de Viana do Castelo








O encontro com o presidente da UNITA, maior partido da oposição em Angola, foi o último ponto da agenda do Primeiro-Ministro português em Luanda. Isaías Samakuva, lamentou desconhecer os termos exatos da cooperação entre Angola e Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário