sábado, 30 de julho de 2011

Este Sábado

PS/directas: repetição das eleições em Paredes.

21:30 Comício de BE "Portugal não tem solução?", com Francisco Louçã e Cecília Honório, Vila Real de Santo António.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Um debate com ipad





No primeiro confronto parlamentar com o Primeiro-Ministro, o novo Secretário-Geral do PS puxou "o caso Bairrão", as nomeações na Caixa Geral de Depósitos e o site de nomeações prometido pelo PSD em campanha, ainda inexistente. Pelo menos, até esta manhã. Passos Coelho aproveitou para anunciar que o sítio já estava online.

Com computadores à frente, deputados, jornalistas e assessores começaram logo a navegar. Aqui. A lista está incompleta mas o próprio PM o reconheceu quando "deu a informação". Mas uma hora depois, António Braga, vice-presidente da bancada socialista, pedia a palavra para anunciar à câmara que afinal não havia nada no sítio divulgado por Passos Coelho. Nuno Magalhães, líder parlamentar do CDS, pegou no ipad de Michael Seufert e virando-o para a bancada do PS mostrou aquilo que os socialistas não tinham encontrado. Pode ouvir aqui.

Debates quinzenais : veja as diferenças



Ao contrário de José Sócrates, que participava nos debates quinzenais na AR com todos os seus ministros, Pedro Passos Coelho estreou-se, esta manhã, neste tipo de debate com apenas 4 (Vítor Gaspar, Miguel Relvas, Álvaro Santos Pereira e Pedro Mota Soares) e uma secretária de estado (Teresa Morais). Ao contrário de Sócrates, que subia ao púlpito para fazer a intervenção inicial, Passos Coelho falou da bancada do governo. Ao contrário de Sócrates, que fazia distribuir o discurso inicial, Passos Coelho não mandou entregar o texto aos jornalistas. E nem quis falar com eles. Ao contrário de Sócrates, que à saída do debate fazia declarações, Passos Coelho saiu por uma porta secundária, passando ao lado dos jornalistas que o aguardavam.

Do debate:
PM reconheceu a redução de funcionários com a fusão e extinção de organismos, disse já ter recebido o estudo sobre a TSU e afirmou que é necessário ainda fazer "um esforço colossal". Aqui
Secretas e nomeações na Caixa Geral de Depósitos marcaram a discussão com a oposição. Aqui

O carro de Passos Coelho



É um classe S, topo de gama da Mercedes. O carro foi encomendado pelo antecessor, no ano passado, mas José Sócrates nunca o utilizou.

De velho se faz novo ou no aproveitar está o ganho. Passos Coelho parece ter feito jus a estes ditos populares ao escolher este novo/velho carro em que agora se faz transportar.

Pedro Passos Coelho tinha um problema para resolver já que o carro oficial herdado tinha milhares de quilómetros e dava sinais de não resistir a muitos mais. Porque os tempos são de contenção, não se fez rogado ao descobrir na garagem de São Bento este Mercedes com poucos quilómetros.

E nem a cor foi obstáculo para a opção: em vez do tradicional carro escuro em que as altas individualidades se fazem transportar, o Primeiro-Ministro viaja agora num cinzento metalizado...clarinho.

Esta Sexta-feira

10:00 Parlamento: Sessão Plenária - - Debate quinzenal com o Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho; Votações Regimentais, AR.

12:30 Ministro da Saúde, Paulo Macedo, reúne-se com dirigentes do ministério para apresentação de objectivos e linhas políticas, Auditório do Infarmed.

15.00 Ministro da Educação, Nuno Crato, apresenta aos sindicatos de professores os princípios gerais do novo modelo de avaliação de desempenho, Palácio das Laranjeiras (Estrada das Laranjeiras).

15:30 PR recebe o Secretário-Geral do Partido Socialista, António José Seguro, Palácio de Belém.

16:00 Ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, prossegue iniciativa "Empresas à Sexta", Empresa IMG, Polo Industrial da Quinta de S. Vicente, em Portalegre.

18:00 Eleições para a comissão política distrital do PSD-Viana do Castelo - urnas abertas até às 22:00

18:30 Eleições para a comissão política concelhia da JSD-Porto - urnas abertas até às 22:00, Sede do PSD/JSD (largo do Campo Lindo, em Paranhos).

21:30 Reunião extraordinária do PS-Porto para convocar um congresso distrital electivo, PS/Porto.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Oposição à espera do governo: Passos Coelho vai a exame


É o primeiro debate quinzenal do Primeiro-Ministro. É também a primeira prova de fogo para o líder da oposição, António José Seguro.

Em vez de anuncios, PassosCoelho prefere o balanço: os 30 dias de governo foram o tema escolhido pelo governo para esta primeira prova de fogo. Ouvir peça

Leis laborais na AR: "Despeçam, é barato!"

No debate em plenário o Secretário de Estado do Emprego não confirmou que estão em curso mais alterações às regras de indemnização por despedimento.
Já fora do hemiciclo, aos jornalistas, Pedro Martins disse que essas alterações estão a ser estudadas e até ao próximo ano serão postas em prática.
Ouvir reportagem

Assunção Esteves e Passos Coelho já são Conselheiros de Estado


Um minuto e meio. Foi só o tempo de ler o auto e assinar.
Pedro Passos Coelho tomou posse como conselheiro de estado numa cerimónia relâmpago que decorreu imediatamente antes da reunião semanal com o Presidente da República.
Sem caneta no bolso, o Primeiro-Ministro ainda teve de pedir uma emprestada.
Assinado o livro de posse, Presidente e Primeiro-Ministro fecharam-se na sala de audiências para a última reunião antes de férias.
Passos Coelho fica em Lisboa a trabalhar, mas o Presidente vai a banhos, no Algarve.

Esta manhã, tinha sido a vez de Assunção Esteves.
Segunda figura do Estado, a Presidente da Assembleia da República também tomou posse como conselheira de estado, antes do almoço oferecido, no Palácio de Belém, à mesa da Assembleia e lideres dos grupos parlamentares.
Almoço tradicional para assinalar o final da sessão legislativa, embora o Parlamento continue a funcionar...



Soares na Universidade JSD





A Universidade de Verão da JSD vai contar, este ano, com...Mário Soares. O fundador do PS participa num Jantar-Conferência a 2 de Setembro. Na véspera, é a vez de Mariano Rajoy, Presidente do PP espanhol. Peça

"Regra de bronze" no PS

"Não propôr o que o PS não possa cumprir no governo". Na reunião do grupo parlamentar socialista, esta manhã, António José Seguro apelou ao cumprimento desta máxima e pediu à direcção da bancada uma proposta de alteração ao regulamento do grupo parlamentar, para que a liberdade de voto possa vigorar...com limitações. Peça

Esta Quinta-feira

08:30 PM preside à reunião do Conselho de Ministros, Presidência do Conselho de Ministros.

10:00 Secretário-geral do PS, António José Seguro, reúne-se com o grupo parlamentar do partido, Auditório do edificio novo da AR.

11:00 PAR, Assunção Esteves, recebe, em audiência, a Comissão Nacional das Comemorações do Centenário da República, AR.

12:40 PR confere posse à presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, como conselheira de Estado, Palácio de Belém.

12:45 - PR recebe, em audiência, a Presidente da Assembleia da República, Palácio de Belém.

13:00 - PR recebe a presidente e os vice-presidentes da Assembleia da República e os presidentes dos Grupos Parlamentares, a quem oferece um almoço, por ocasião do final da sessão legislativa, Palácio de Belém.

14:30 Ministra da Agricultura, Ambiente e Mar, Assunção Cristas, reune-se com os secretários de Estado do Ministério da Agricultura, Forte da Arrábida – Parque Natural da Arrábida (16:00 Acompanha actividades de projectos relacionados com a natureza e a biodiversidade desenvolvidos no exterior do Forte da Arrábida; 16:30 Reunião com a Quercus ; 18:00 Reunião com a Liga para a Proteção da Natureza).

15:00 Parlamento:Sessão plenária - Declarações Políticas ; - Proposta de Lei n.º 2/XII (GOV) - Procede à segunda alteração ao Código do Trabalho, aprovado em Anexo à Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro, estabelecendo um novo sistema de compensação em diversas modalidades de cessação ao contrato de trabalho, aplicável apenas aos novos contratos de trabalho.

17:00 PR confere posse ao Primeiro-Ministro, Passos Coelho, como conselheiro de Estado, Palácio de Belém.

17:05 PR recebe PM para a reunião semanal, Palácio de Belém.

18:00 Presidente da FAUL, Marcos Perestrello, reúne-se com presidentes das Câmaras Municipais do distrito de Lisboa para analisar aumentos dos transportes públicos, Sede PS.

21:00 PM participa em sessão de homenagem a Diogo Vasconcelo, Auditório Ilídio Pinho, no Campus Foz da instituição, Porto.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

As propostas do BE para o "escândalo" BPN

O deputado João Semedo apresentou em conferência de imprensa as 7 propostas do Bloco de Esquerda para evitar que, "o maior escândalo financeiro da história do país", assuma ainda maiores proporções.
O Be quer informação completa sobre o caso BPN, e sobre os planos do Governo para reduzir o prejuízo, que, segundo João Semedo, pode chegar aos 5 ou 6 mil milhões de euros.
Ouvir reportagem.

O debate entre "o sr. Alfredo" e a "sra. Teresa"...

...tem sido muito comentado nos corredores do Parlamento. Quem não viu ontem à noite, pode ver aqui.

PCP propõe novo regime para fiscalização das secretas


O PCP quer um maior controlo da Assembleia da República sobre os Serviços de Informações.
O deputado António Filipe apresentou hoje um projecto de lei com novas regras para garantir as condições de acesso dos deputados às matérias classificadas como segredo de Estado.
De acordo com a proposta do PCP, em vez do actual Conselho de fiscalização, o controlo e fiscalização parlamentar passaria para uma Comissão dirigida pelo Presidente da Assembleia da República, integrando os líderes dos grupos parlamentares, bem como os presidentes das comissões parlamentares de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, de Defesa Nacional e de Negócios Estrangeiros.
Esta Comissão não só exerceria funções de fiscalização das secretas como também asseguraria as condições de acesso, por parte do Parlamento, a matérias classificadas como segredo de Estado.
Pretende-se assim assegurar que o segredo de Estado não é invocado para «recusar o acesso às informações solicitadas» pelos deputados sobre determinada matéria, como explicou António Filipe em conferência de imprensa


Parlamento quer ouvir Conselho de Fiscalização antes do ex-director do SIED

A Comissão Parlamentar dos Assuntos Constitucionais quer ouvir o presidente do Conselho de Fiscalização dos Serviços de Informações, Marques Júnior antes de tomar uma decisão sobre a audição pedida pelo antigo director do SIED, Jorge Silva Carvalho.
Todos os partidos concordaram que Jorge Silva Carvalho devia ser ouvido, mas nunca antes do Conselho de Fiscalização dos Serviços de Informações.

Fernando Negrão, o presidente da Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais irá saber junto de Marques Júnior se corre algum inquérito a propósito de fugas de informação, como foi solicitado pelo primeiro-ministro, mas, seja como for, ficou decidido chamar Marques Júnior à comissão.

Esta Quarta-feira



10.00 -Audição da Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território na Comissão Parlamentar da Agricultura




10.00 - O Presidente da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, Ribeiro e Castro, visita a exposição "Ecos do Fado na Arte Portuguesa, Séculos XIX-XXI", para expressar o apoio à candidatura do Fado a Património Cultural Imaterial da Humanidade.



10.00 - Reunião da Comissão de Orçamento e Finanças. A sobretaxa extraordinária sobre os rendimentos sujeitos a IRS vai estar em cima da mesa. O Bloco de Esquerda apresenta recomendações pela suspensão das privatizações da ANA, CTT e REN e pela suspensão da relação com as agências de notação de risco Moody's, Standard and Poor's e Fitch.

Audiências do grupo parlamentar do PSD:
10:00 - Recebe a UGT
11H00 recebe a CGTP

Audiências do Grupo Parlamentar do CDS-PP:
11:00 - União dos Sindicatos Independentes
12:00 - Ordem das Tecnologias da Saúde
- Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses
14:00 - Associação portuguesa de Agências de Viagens e Turismo
15:00 - Teresa Bragança da Pfizer
16:00 - Associação de Juízes de Paz Portugueses

Audiências do grupo parlamentar do PS:
11:30 -João Proença, secretário-geral da UGT
14:00 - União dos Sindicatos Independentes (USI).

11.30 - O Presidente da República recebe, em audiência, a Direcção da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil (São Paulo)
12.00 – Conferência de Imprensa do grupo Parlamentar do PCP, para apresentação da iniciativa sobre o regime de fiscalização dos serviços de informações


15.00 -PLENÁRIO da Assembleia da República:
  • Proposta de Lei I (GOV) - Transposição de Directiva sobre comunicações electrónicas
  • Projecto de Lei (PCP) - Revoga o actual Regime de Avaliação de Desempenho dos Docentes e anula a produção dos efeitos resultantes do ciclo 2009/2011.
  •  Projecto de Lei (BE) - Suspende o processo de avaliação do desempenho e estabelece a não inclusão dos resultados da avaliação de desempenho docente para efeitos de graduação dos candidatos aos concursos para selecção e recrutamento do pessoal docente da educação pré-escolar e do ensino básico e secundário.
  •  Petição (José Manuel de Jesus Oliveira e outros) -Solicitam que os Psicólogos inscritos na recém-criada Ordem não sejam desqualificados retroactivamente.
15.00 – Primeira reunião da Concertação Social conduzida pelo novo Governo.
O Primeiro-Ministro, o Ministro das Finanças, o Ministro da Economia e a Ministra da Agricultura e Ambiente reúnem-se com todos os parceiros sociais.

15.00 - O Presidente da República assiste, em Oeiras, a um dos treinos de Busca e Salvamento regularmente realizados em conjunto pela Marinha e a Força Aérea.
O treino vai desenvolver-se em vários cenários: no Centro de Operações Marítimas (COM) - localizado no Comando Naval, em Oeiras, onde serão feitos uma apresentação das operações de busca e salvamento e o briefing da missão -, depois a bordo de um helicóptero da Força Aérea - que descolará do COM e simulará o resgate de um náufrago e a recuperação de um tripulante de uma embarcação -, a bordo de um navio da Marinha localizado na zona onde o helicóptero fará o exercício e, finalmente, de novo no COM.

18.30 – Lançamento do Livro comemorativo do 40º aniversário da SEDES, “Portugal entre Gerações”, de Almerinda Romeira, que reúne entrevistas a diferentes personalidades da vida pública nacional: Artur Santos Silva, Guilherme Oliveira Martins, Inês Black, João Salgueiro, José Miguel Bettencourt, Luís Barata, Luís Campos e Cunha são alguns dos nomes.
João Salgueiro, ex-presidente da associação portuguesa de bancos faz a apresentação do livro.

21.00 - Independentes do Bloco de Esquerda organizam um encontro, em Lisboa.
Fernando Rosas, João Semedo, João Teixeira Lopes e Helena Figueiredo (quatro nomes da Mesa Nacional do Bloco de Esquerda) promovem a iniciativa que visa reunir os subscritores da moção vencedora da última Convenção bloquista.

Cavaco avisa Bancos que acordo com a troika é para cumprir





O Presidente da República confia na solidez da banca portuguesa "capaz de enfrentar uma crise grave": "não tenho a minima dúvida que nos podemos sentir seguros" - sublinha. Em resposta à resistência que os bancos têm demonstrado na aplicação do acordo com a troika, Cavaco Silva avisa que o compromisso é para cumprir.



O Presidente aproveita para desejar que os “recursos que a banca tem disponíveis sejam encaminhados,  para as empresas que produzem bens para a exportação e com uma atenção muito particular para a criação de emprego e pequenas e medias empresas”.



Em declarações feitas à margem da inauguração de um equipamento social da Misericórdia de TorresVedras, o Presidente confessou aos jornalistas que não sabia da eventual necessidade de haver dois Orçamentos retificativos, mas também não manifestou surpresa. Ouvir peça

terça-feira, 26 de julho de 2011

Despesas com vencimentos + contas por pagar justificam sobretaxa

Ouvido na Comissão de Orçamento e Finanças, Vítor Gaspar, explica que a derrapagem da despesa com salários e o adiamento do pagamento de facturas, levaram o Governo a avançar com o imposto especial sobre o subsidio de Natal.
O Ministro confirma orçamento rectificativo cirúrgico, por causa do aumento das garantias para a banca que tem discussão agendada para 3 de Agosto.
Assegura aos funcionários públicos que será feita uma correcção para não serem prejudicados com a sobretaxa.
Insiste ainda que o imposto cumpre a Constituição no que toca às autonomias regionais. ouça aqui

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Seguro já está no Rato







O novo líder socialista teve flores e aplausos ao chegar, esta tarde, à sede do partido. Natália Carvalho acompanhou o primeiro dia de António José Seguro no Rato. Para ouvir aqui.







Bucólico, o novo líder do PS, fez questão de receber os jornalistas no jardim colado ao gabinete que vai agora ocupar.

António José Seguro garante que vai usufruir desse "oásis no meio de Lisboa".

A Antena 1/Sem Embargo esteve lá e não resiste à comparação com o jardim da residência oficial do Primeiro-Ministro: Pedro Passos Coelho sai a ganhar...

Legislação laboral: PCP prepara luta contra alterações

Madalena Salema acompanhou a audição parlamentar organizada pelo PCP, esta tarde. Para ouvir aqui.

Renato Sampaio deixa liderança PS-Porto

Para ouvir aqui.

Esta Segunda-feira

10:00 PR recebe representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, com vista à marcação da data das eleições para aquele órgão regional (10:00 – Partido da Nova Democracia; 10:45 Movimento Partido da Terra; 11:30 BE; 12:15 – CDS/PP ; 15:00 – PCP ; 15:45 – PS ; 16:30 – PSD), Palácio de Belém.

11:00 Ministro da Educação, Nuno Crato, no 12.º aniversário do Pavilhão do Conhecimento, Lisboa.

11:00 Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, visita o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Sede do SEF - Av. do Casal de Cabanas, Barcarena.

11:30 Conferência de imprensa do presidente da Federação Distrital do Porto, Renato Sampaio, Rua de Santa Isabel, 82.

14:30 Jornada do PCP de contacto com os trabalhadores da empresa Schnellecke Portugal, com o deputado Bruno Dias, Schnellecke Portugal, Palmela

14:30 Grupo parlamentar do PCP organiza audição parlamentar sobre as alterações à legislação laboral,  Sala do Senado, AR.

16:00 Primeiro dia de trabalho de António José Seguro, novo Secretário-Geral do PS, na Sede do PS.

18:00 Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas, visita Biocant Park – Parque de Biotecnologia, Cantanhede (19:30 - Visita à XXI Expofacic – Feira Agrícola, Comercial e Industrial).

domingo, 24 de julho de 2011

O novo líder do PS em acção

António José Seguro participou, esta tarde, no aniversário da Federação Distrital de Coimbra, na Figueira da Foz, acompanhado pela repórter Carolina Ferreira. Peça

Uma presença muito notada no Rato


A de Pina Moura.

Juventude Popular tem novo líder


Miguel Pires da Silva, 28 anos, licenciado em Gestão e Administração Pública pelo ISCSP, é o novo presidente da Juventude Popular.
A moção"Unir para Crescer" teve 204 votos. A "Mais JP" de Luis Chiti Dias, Presidente da Distrital da JP Lisboa, conseguiu 153.

Parabéns, por telemóvel de assessor

António José Seguro e Francisco Assis passaram a noite eleitoral na sede do PS, cada um na sua sala de candidatura. Apesar de estarem a poucos metros de distância, o habitual cumprimento pela vitória foi feito...por telemóvel. Mas como o de Seguro estava sempre interrompido, a conversa teve de ser mediada pelos assessores de imprensa: Vasco Ribeiro, o assessor de Assis, ligou à sua "homóloga" de Seguro e cada um passou a chamada...

Seguro eleito



Apuradas 680 das 685 secções de voto*, António José Seguro foi eleito Secretário-Geral do PS com 23.903 votos (67,98%). Francisco Assis obteve 11.257 votos (32,02%). Votos brancos: 216 (0,61%). Votos nulos: 151 (0,43%).

Seguro elegeu 1346 delegados ao congresso. Assis, 511.

Numa sala cheia de apoiantes, Seguro fez o discurso de vitória com recados para o governo - "O PS não considera que exista um problema constitucional em Portugal e que será firme na defesa das funções sociais do Estado e no equilíbrio das relações laborais estabelecido nos princípios constitucionais" - e novidades para dentro - "introduziremos a liberdade de voto como regra da acção dos deputados do PS na AR. Mudança que reputo da maior importância, cujo processo será iniciado, já a partir da próxima quinta-feira, numa reunião com o grupo parlamentar". Peça



Assis, garantindo que há coisas piores do que perder uma eleição, não fechou a porta a uma nova candidatura. Peça

sábado, 23 de julho de 2011

Eleições PS: 1º dia Seguro

O primeiro dia de votação confirmou o favoritismo de António José Seguro. Os numeros, avançados pela candidatura, apontam para uma vantagem significativa sobre Francisco Assis. Na Federação de Lisboa, a segunda maior do país que votou sexta-feira, Seguro terá obtido 63 % e Assis 35 % . Em Aveiro, onde tambem os militantes votaram todos ontem, António José Seguro terá conseguido 75 % e Assis 24 %. Tambem nas 14 secções do Porto que votaram ontem, Seguro terá tido 67% contra 32% de Assis.
A candidatura de Assis diz querer aguardar pelos resultados totais do Porto, a maior Federação do país, para tirar conclusõesPeça

Eleições PS: Desta vez não há resultados oficiais ao intervalo

Ao contrário do que aconteceu na última eleição para Secretário-Geral, em que foram divulgados os resultados das votações do primeiro dia, o PS decidiu desta vez esperar pelo final do processo para avançar com os numeros. Um comunicado divulgado, esta madrugada, diz apenas que "o acto eleitoral de hoje, dia 22 de Julho, decorreu dentro da normalidade em mais de 60% das estruturas, à excepção de um pequeno incidente, na secção de Olival de Basto, na Póvoa de Santo Adrião, em Odivelas, que foi prontamente sanado pelos respectivos delegados das candidaturas".
Mas nas redes sociais, os militantes já começaram a anunciar os resultados da respectivas concelhias...

Este Sábado

10:00 XVIII Congresso Nacional da Juventude Popular, Pavilhão Álvaro Magalhães, Lamego.

11:00 Prossegue acampamento do BE "Liberdade 2011", S. Pedro do Sul.

15:00/15:30 -Votação de Francisco Assis, Secção de Amarante do Partido Socialista (na Rua Camilo Castelo Branco, Edifício Santa Luzia, Loja 9, R/C).

21:00 PR assiste ao Concerto de Homenagem ao Cardeal Patriarca de Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.

22:00 Comício BE "Mais impostos, mais desemprego – Portugal não tem solução?" com Francisco Louçã e Pedro Filipe Soares, Avenida Central, Furadouro, Ovar.

23:00 Eleições PS: encerramento das últimas urnas.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Assis denuncia tentativa de fraude eleitoral em secção de Odivelas

A denúncia foi feita ao final da tarde, em comunicado, pela candidatura de Francisco Assis:" Um elemento fiscalizador das listas de Francisco Assis, Pedro Pinto, evitou hoje, uma tentativa de fraude eleitoral na Secção de Olival de Basto, Póvoa de Santo Adrião. Aquando da abertura do período de votações, nesta secção do Partido Socialista, o fiscal observou que as urnas, que deveriam estar vazias e prontas para o início do processo eleitoral, já continham boletins de voto – o que motivou um imediato proposto e o encerramento temporário da secção de voto. Após a abertura da urna, foi confirmada a existência de vários boletins de voto, já preenchidos, assinalados na Lista A - António José Seguro."

À Antena 1, Assis desresponsabilizou o candidato adversário. Pode ouvir aqui.

A candidatura de António José Seguro reagiu mais tarde em comunicado lamentando e repudiando "qualquer situação que signifique uma violação das normas previstas nos Estatutos e nos
Regulamentos Eleitorais. A Candidatura afecta ao Novo Ciclo recusa liminarmente qualquer responsabilidade na alegada existência de irregularidades, que constituem a
excepção de um acto eleitoral que decorre com normalidade e com grande participação dos militantes do Partido Socialista. Ao longo do actual processo eleitoral foram detectadas irregularidades da candidatura de Francisco Assis que serão oportunamente comunicadas aos órgãos próprios do partido para o efeito, a Comissão Organizadora do Congresso, e não apresentados na praça pública com manifesto prejuízo para a imagem do Partido Socialista e para o esforço de mobilização das mulheres e dos homens que exercem a cidadania partidária no PS. Suprida a alegada irregularidade, a candidatura de Francisco Assis concordou que o acto eleitoral fosse reiniciado, estando a decorrer com normalidade. A candidatura de António José Seguro defende que toda e qualquer situação susceptível de prefigurar violações de qualquer norma dos Estatutos e dos regulamentos sejam cabalmente esclarecida pelos órgãos próprios do PS. Para nós, as excepções, que lamentamos, nunca serão utilizadas como arma de arremesso público em prejuízo da afirmação do PS."

E por falar em desvios (II)

É só ver aqui.

E por falar em desvios (I)



Parlamento aprovou esta manhã na generalidade a sobretaxa extraordinária de Natal. Peça

FMI na AR

O dia começou cedo para os deputados da Comissão Parlamentar de Orçamento e Finanças que, às 9 horas, receberam Marco Cangiano, o líder da missão do FMI em Lisboa. Madalena Salema acompanhou a reunião. Peça

Seguro e Assis na Antena 1



No primeiro dia das eleições no PS, Maria Flor Pedroso entrevista António José Seguro e Francisco Assis. As perguntas são as mesmas para os dois candidatos à liderança socialista. Pode ouvir aqui.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Seguro critica Cavaco


No dia  da Cimeira Europeia, António José Seguro organizou no CCB um debate sobre Europa. Ocasião para o candidato à liderança do PS criticar a falta de iniciativa do Presidente da República e do Primeiro-Ministro na preparação do Conselho. Para ouvir aqui.

Ana Gomes apoia António José Seguro




À entrada para uma conferência sobre Europa organizada por António José Seguro, esta manhã no CCB, a eurodeputada anunciou o seu apoio ao candidato à liderança do PS. Para ouvir aqui.

Esta Quinta-feira

08:00 Conselho de Ministros Extraordinário,  Presidência do Conselho de Ministros ## Não há brifing do CM e o comunicado será publicado no portal do Governo.

10:00 António José Seguro participa na conferência “Contributos para um novo ciclo de crescimento na Europa”. Com as participações também de João Ferreira do Amaral, João Proença, Basílio Horta, José Lamego e Stuart Holland, um dos subscritores do manifesto «Para um new deal na Europa» - Centro Cultural de Belém (Sala Sophia de Mello Breyner).

11:00 Prossegue acampamento "Liberdade 2011" do BE, S. Pedro do Sul.

11:30 PR recebe a Direcção da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regiona, Palácio de Belém.

11:30 Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, desloca-se a Faro e Albufeira, Comando Territorial - Albufeira

11:30 Conferência de imprensa do PCP para apresentação da Festa do "Avante!" 2011, Sede do PCP

12:00 Cimeira exraordinária de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, Bruxelas.

15:00 Sessão plenária AR : Declarações Políticas ; Petição n.º 7/XI/1.ª (Paulo Jorge dos Santos Lameiro e outros) - Contestam o projecto do traçado do IC36 previsto para o lugar de Pousos, Leiria, propondo uma alternativa de passagem em túnel ; Projecto de Lei n.º 16/XII (PEV) - Obrigatoriedade dos refeitórios públicos incluírem alimentos de produção nacional, AR

18:30 Francisco Assis participa em encontro com militantes na sede do PS-M, Funchal.

18:30 Mário Soares no lançamento do  livro "O teatro de revista e a I República" de Pedro Caldeira Rodrigues, Fundação Mário Soares.

20:30 Francisco Assis participa em convívio em São Vicente.

21:00 António José Seguro participa em plenário de militantes da Federação da Área Urbana de Lisboa, Hotel Altis.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Seguro e Assis com jovens

António Jose Seguro e Francisco Assis estiveram, esta tarde, com jovens. (pode ouvir aqui a peça)

Seguro, sem gravata, no restaurante "Meninos do Rio" à beira Tejo...

 ...ouviu os participantes no encontro e criticou o governo pelas alterações à legislação laboral ontem anunciadas.

Ao contrário do que é habitual, o encontro foi aberto aos jornalistas mas os poucos que lá estiveram não puderam ficar até ao fim, porque tiveram de seguir para uma outra iniciativa com jovens...de Francisco Assis.








Já no Largo do Rato, na sede socialista, foi necessário esperar uma hora pelo início do encontro de Assis com os jovens. Só quando chegou o líder da JS, Pedro Alves, que tinha estado no debate com Seguro, é que a conversa começou.









Assis defendeu a adopção de crianças por casais do mesmo sexo e a possibilidade dos jovens a partir do 16 anos votarem nas eleições internas.

Pedro Silva Pereira apoia Assis

A declaração de apoio do ex-Ministro da Presidência e nº 2 de José Sócrates foi colocada, esta tarde, no site do candidato à liderança do PS "Apoio Francisco Assis porque ao longo da sua intensa vida política, e em especial como líder do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, fez prova de ter as qualidades políticas necessárias para, nesta fase da história do PS, liderar, a partir da oposição, o combate e a afirmação do Partido Socialista na sociedade portuguesa, preparando uma alternativa política de futuro para Portugal."

No mail enviado pela candidatura de Assis aos jornalistas diz-se que o antigo ministro, agora deputado, está disponível para prestar "esclarecimentos adicionais". Contactado, pessoalmente pela Antena 1 na AR, não esteve!

Os recados de Cavaco para o Parlamento: Conselho de Estado já!

Na semana passada, o PR reuniu-se com a nova Mesa do Parlamento.
E não foram poucos os recados: desde pedir que a AR se despache a eleger os 5 membros eleitos (agora serão 3 do PSD e 2 do PS) para o Conselho Estado; desde pedir qualidade às leis da República e ainda uma mais estreita relação entre as duas instituições sobre Defesa e Negócios Estrangeiros.

Assunção Esteves, PAR, ainda anunciou na Conferência de Líderes que vai apresentar um plano de contenção de despesas, sem que se perca a dignidade da AR. Peça 

"Não serei escrava do Plenário", diz Assunção Esteves

Foto Parlamento


No primeiro encontro com jornalistas acreditados no Parlamento, Assunção Esteves abriu uma agenda cheia de intenções para esta Legislatura. A Presidente da AR quer descentralizar as sessões plenárias - se os custos não forem avultados, a primeira reunião poderá realizar-se no Porto - e competências - Assunção quer reforçar as dos Vice-Presidentes, divindindo tarefas como a direcção dos trabalhos do Plenário. "Não serei escrava do Plenário" disse, explicando que pretende ocupar essas horas com outro tipo de tarefas.

A Presidente da AR quer organizar conferências com filósofos e individualidades que pensem Portugal e promete intensificar a relação com Belém, indo ao encontro do que disse ser desejo do Presidente da República.

Sobre o plano de austeridade ontem anunciado, Assunção Esteves disse apenas esperar que dentro de quinze dias o Conselho de Administração apresente um conjunto de medidas para cortar nos gastos de S. Bento.

Certo é que tal como Jaime Gama, e ao contrário de Mota Amaral, Assunção não se vai mudar para a Residência Oficial da PAR. Mas porque a função institucional obriga a certos hábitos, a Presidente não vai poder vir de ténis como pensou fazer quando foi eleita deputada. Se há coisas que não se podem mudar, há outras que já se alteraram: o açucar branco, por exemplo, foi substuído pelo açucar mascavado.

Anti-corrupção: PCP quer grupo de trabalho

O PCP propôs, esta manhã, na Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais a constituição de um grupo de trabalho para acompanhar a aplicação da lei anti-corrupção. A iniciativa será discutida na próxima semana, depois dos deputados acertarem as competências da sub-comissões.

Ministro das Finanças na AR

O requerimento do PS a pedir a audição de Vítor Gaspar na Comissão Parlamentar de Orçamento e Finanças foi aprovado, esta manhã. A reunião sobre o imposto extraordinário de Natal deverá realizar-se no início da próxima semana. Falta apenas acertar o dia com a agenda do Ministro das Finanças.

Vitor Gaspar estará hoje no Parlamento numa reunião com o Grupo Parlamentar do PSD e deverá estar presente no Plenário da próxima sexta-feira que discute a proposta do Governo.

Esta Quarta-feira

08:30 PM preside a reunião do Conselho de Ministros, Lisboa

10:00 Conferência de imprensa da Comissão Nacional de Eleições sobre audiências na Madeira a propósito das eleições legislativas regionais, Hotel do Casino, Funchal.

10:00 Encontro da Presidente da AR com os jornalistas acreditados no parlamento, AR.

10:00 Reunião da Comissão Parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública, AR.

10:00 Reunião da Comissão Parlamentar de Saúde, AR.

10:30 Reunião da Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, AR.

11:00 Acampamento "Liberdade 2011" do BE, S. Pedro do Sul.

11.00 Reunião da Comissão Parlamentar de Economia e Obras Públicas, AR.

11:30 PR recebe a Direcção da Amnistia Internacional, Palácio de Belém.

12:00 Escutas ilegais: Primeiro-Ministro britânico, David Cameron, responde a perguntas no Parlamento.

14:30 Conferência de imprensa do BE para apresentar projeto de lei de regime especial de comparticipação de medicamentos para cidadãos com rendimentos inferior ao Salário Mínimo Nacional, AR.

15:00 Sessão plenária AR: Agendamento potestativo do PCP - Projeto de Resolução n.º 4/XII (PCP) - Pela renegociação da dívida pública e pelo desenvolvimento da produção nacional, AR.

15:30 PR confere posse aos membros dos Conselhos das Ordens Honoríficas Portuguesas, Palácio de Belém.

15:30 António José Seguro reune-se com jovens quadros para recolher contributos para "Um Novo Ciclo" de políticas de Juventude e Emprego, Restaurante 'Meninos do Rio', Lisboa.

17:30 PM recebe a Medalha de Ouro da Cidade e o título de Cidadão Honorário de Vila Rea,Grande Auditório do Teatro de Vila Real.

17:30 Francisco Assis reune-se com dirigentes da Juventude Socialista, Sede do PS.

18:00 Jorge Sampaio na entrega dos Prémios Gulbenkian undação Calouste Gulbenkian.

18:00 Reunião do Grupo Parlamentar do PSD com Ministro das Finanças, Vitor Gaspar, Sala do Senado, AR.

19:00 Francisco Assis encontra-se com as Secções de Acção Sectorial de Lisboa, Sede do PS.

21:00 António José Seguro apresenta moção em Almada, Externato Frei Luís de Sousa.

terça-feira, 19 de julho de 2011

César em S. Bento pintado de fresco



Na Residência Oficial do Primeiro-Ministro, numa sala ainda a cheirar a tinta e depois de uma hora de reunião com Pedro Passos Coelho, o Presidente do Governo Regional dos Açores defendeu que a receita cobrada nos Açores com o imposto extraodinário de Natal deve ficar na Região. "Um imposto pago por um açoreano é uma receita fiscal dos Açores", sublinhou Carlos César admitindo que um Orçamento Rectificativo possa ser a solução para resolver as "duvidosas constitucionalidades" e as"desconformidades com o Estatuto da Região" do diploma apresentado pelo Governo na AR. Peça

O Sim de Nuno Crato e os líderes europeus que Cavaco não esquece




À margem dos 50 anos do Instituto Gulbenkian da Ciência, esta manhã em Oeiras, Cavaco Silva disse esperar que os líderes europeus, na cimeira de 5ª feira,  tomem uma decisão firme sobre o Euro: "que estejam à altura de pessoas como chanceler Kohl, Miterrand, Delors, Gonzales...e como muitos outros com que eu tive a oportunidade de conviver durante 10 anos".

Sobre "o desvio colossal", Cavaco mostrou-se um adepto da explicação do Ministro das Finanças.

Na cerimónia, o Presidente da República defendeu que, mesmo com poucos recursos, Portugal deve continuar a investir na Ciência. "É sim, senhor Presidente" disse Nuno Crato quando Cavaco Silva pediu ao Ministro da Educação para confirmar se era esta a orientação do Ministério. Peça

Esta Terça-feira

11:00 CGTP recebida por Grupos Parlamentares (11:00 PS; 12:00 BE; 14:30 PCP; 15.30 Verdes), AR.

11:30 PR visita Instituto Gulbenkian da Ciência por ocasião do 50º aniversário da instituição, Oeiras.

12:00 Francisco Assis apresenta candidatura em Santo Tirso, Sede Concelhia.

12:00 Funeral do pai do ex-Primeiro-Ministro José Sócrates, Vilar de Maçada, Alijó.

14:30 Caso das escutas ilegais: Audição de Rupert Murdoch, James Murdoch e Rebekah Brooks na Comissão parlamentar britânica de Cultura, Media e Desporto. Aqui.
14:30 Jornada de acção política do PCP com deputados Francisco Lopes e Bruno Dias, Auto-Europa Palmela.

15:00 PM recebe Presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, Residência Oficial.

15:00 Reunião da Comissão Parlamentar de Defesa; da Comissão Parlamentar de Segurança Social e Trabalho, AR.

15:00 BE apresenta projecto de lei para controlar preço dos combustíveis, AR.

16:00 Conferência de Líderes, AR.

16:00 Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura promove audição com responsáveis pela candidatura do Fado a Património Cultural da Humanidade, AR.

16:00 Ministro da Educação, Nuno Crato, recebe FNE, Palácio das Laranjeiras.

17:00 Reunião da Comissão Parlamentar de Negócios Estrangeiros; da Agricultura e do Mar, AR.

17:30 Reunião da Comissão Parlamentar para a Ética, Cidadania e Comunicação, AR.

18:00 Reunião da Comissão Parlamentar de acompanhamento das medidas da troika, AR.

18:00 Reunião do Conselho de Administração da AR, AR.

18:30 João Cravinho na apresentação do livro "Portugal e a Europa em Crise" de João Rodrigues e José Reis, Livraria Almedina Atrium Saldanha, Lisboa.

19:00 Debate "Francisco Sá Carneiro visto pelos outros" com bloggers, Centro de Congressos da Alfândega, Porto.

20:00 António Capucho no jantar/conferência "Os valores do PSD e o legado de Sá Carneiro" organizado pelo PSD-Almada, Quinta das Casas Velhas, Almada.

21:00 Debate entre Francisco Assis e António José Seguro, Hotel Sheraton, Porto.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Crime, diz ele

"É um crime económico a venda das golden share das empresas públicas!".

Com veemência Octávio Teixeira, antigo lider parlamentar do PCP, antigo quadro do Banco de Portugal, economista e colega de curso de Cavaco Silva e de Vítor Constâncio, considera criminosa aquilo que considera ser uma dádiva de Portugal a empresas estrangeiras.

Foi numa audição parlamentar, iniciativa do GP do PCP, sobre as privatizações, esta tarde no parlamento seguida pela jornalista Madalena Salema na qual Teixeira acusa as motivações "apenas ideológicas" do governo para levar a cabo o programa de privatizações.

"Tenho simpatia por Francisco Assis", diz Luis Amado


Luis Amado chegou ao Grémio Literário com Miranda Calha para o almoço-debate sobre Europa, promovido por Francisco Assis com eurodeputados. O ex-MNE não utilizou o verbo apoiar ("porque eu não estou na vida partidária activa nem quero dar nenhum sinal de envolvimento na vida partidária activa") mas manifestou a sua simpatia pelo candidato à liderança do PS. Peça

Luis Amado não quis comentar o desvio nas contas públicas mas defendeu diálogo entre governo e oposições para responder à pressão dos mercados.

Esta Segunda-feira

09.30 Comissão Nacional de Eleições na Madeira para preparar as eleições regionais deste ano recebe os Partidos, Pestana Casino Park, Funchal.

12:30 Jornada de acção política do PCP junto de trabalhadores da Âmbar e da Auto-Sueco, com o deputado Jorge Machado, na zona Industrial do Porto.

13:00 Francisco Assis participa em almoço-debate sobre a Europa e o projeto Europeu, Grémio Literário - Lisboa.

14:30 Audição parlamentar do PCP sobre as consequências do programa de privatizações no desenvolvimento do país com Octávio Teixeira e Agostinho Lopes sob moderação de António Filipe, Auditório Novo da Assembleia da República.

15:00 Conferência de imprensa da Direcção da Organização Regional de Évora do PCP com o deputado João Oliveira (sobre a renegociação da dívida e iniciativas parlamentares relacionadas com o distrito), Centro de Trabalho de Évora.

15:00 Conferência de imprensa dos deputados do PSD eleitos pelo distrito de Setúbal (sobre as  prioridades do mandato), Sala do Deputado no Governo Civil de Setúbal.

15:30 Jornada de acção política do PCP junto à Delphi com mini-comício com a deputada Paula Santos, Seixal.

17:00 Ministro da Educação, Nuno Crato, recebe Fenprof, Palácio das Laranjeiras.

18:00 PR encontra-se, no Dia de Nelson Mandela, com um grupo de jovens participantes no projecto educativo Academia Ubuntu, promovido pelo Instituto Padre António Vieira, Jardim da Cascata, Palácio de Belém.

18:00 Francisco Assis apresenta candidatura, Sede da Federação Distrital do Porto.

21:00 António José Seguro apresenta candidatura em Ponta Delgada, Hotel Marina Atlântico.

21:00 Candidatura de Francisco Assis organiza plenários em todas as federações distritais do PS:

Açores - Com Ricardo Rodrigues, Auditório do Teatro de Ribeira Grande.
Aveiro - Com Augusto Santos Silva ,Auditório da Biblioteca Municipal de Aveiro.
Beja - Com Miranda Calha, Sede da Federação Distrital do PS-Beja.
Braga - Com Correia de Campos, Sede da Federação Distrital do PS-Braga.
Bragança - Com Manuel Pizarro, Associação Comercial e Industrial de Macedo de Cavaleiros.
Coimbra - Com Maria Antónia Almeida Santos, Sede da Federação Distrital do PS-Coimbra.
Castelo Branco - Com Jorge Lacão, Sede do PS da Covilhã.
Évora - Com Catarina Marcelino, Sede do Partido Socialista, Reguengos de Monsaraz.
Loures - Com António Costa, Palácio Marquês da Praia.
Faro - Com Marcos Perestrello, Sede da Federação Distrital do PS-Faro.
Lourinhã - Com Graça Fonseca, Federação Regional do Oeste, Sede do PS.
Guarda - Com Paulo Campos, Auditório do Arquivo Municipal, em Mêda.
Leiria - Com Ana Catarina Mendes, Auditório do IPJ.
Madeira - Com Isabel Santos, Sede da Federação Regional do PS, Funchal.
Portalegre - Com Duarte Cordeiro, Sede da Federação Distrital do PS-Portalegre.
Porto - Com Francisco Assis, Sede do PS em Paços de Ferreira.
Santarém - Com Capoulas Santos, Hotel Eurosol, Alcanena.
Setúbal - Com Edite Estrela, Hotel Costa da Caparica.
Viana do Castelo - Com Luísa Salgueiro,  Sede da Federação Distrital do PS.
Vila Real - Com Renato Sampaio, Sede do PS-Chaves.
Viseu - Com Edmundo Martinho, Hotel Lamego, em Lamego.

sábado, 16 de julho de 2011

Adriano Moreira na Antena 1



Adriano Moreira foi o convidado desta semana de Maria Flor Pedroso. Pode ouvir a entrevista aqui.

O ex-Presidente do CDS considera que há o risco deste Governo não cumprir a Legislatura; Que há uma coisa que aplaude no executivo: é independente dos negócios, uma benção que não sabe quanto tempo vai durar;  Que Portugal sofre do problema crónico dos governados não terem confiança nos governantes, que vem do tempo de Afonso Henriques; Que a Europa sem liderança não vai a lado nenhum; Que numa revisao constitucional, que não é urgente, é necessário reforçar a autoridade do Presidente da República. 

Este Sábado

10:00 António José Seguro apresenta candidatura, Casa do Povo de Vizela. (11:30 Famalicão - Sede Concelhia do PS ; 13:00 Fafe - Almoço na Quinta da Vinha, em Arões ; 15:00 Vila Verde - Auditório do Instituto Empresarial do Minho em Soutelo; 18:00 Guimarães - Auditório do Centro Cultural Vila Flor; 21:30 Barcelos - Auditório Biblioteca.)

10:00 Jornada de acção política do PCP sobre "a renegociação da dívida pública, a produção nacional, os direitos dos trabalhadores, o roubo no subsídio de Natal e a legislação laboral" com Francisco Lopes, junto ao mercado 1.º de Maio, Barreiro.

11:00 Conferência de imprensa do PCP com Honório Novo sobre a recomendação da reabertura da Repartição de Finanças dos Carvalhos, Centro de Trabalho do PCP de Vila Nova de Gaia.

12:30 PR visita o Município de Caminha, com passagem pelo centro histórico, observação dos restauros realizados e contacto com os projectos de renovação. Durante a visita será assinado um protocolo entre a Câmara Municipal e o Museu da Presidência da República sobre o futuro museu a instalar na Casa Sidónio Pais.

15:00 Funeral de Diogo Vasconcelos, Igreja da Lapa, Porto.

16:00 PR inaugura a 16.ª Bienal de Vila Nova de Cerveira. Durante a cerimónia será homenageado o escultor José Rodrigues.

18:00 Francisco Assis apresenta candidatura, Federação Distrital de Beja.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Co-pagamento na saúde é inconstitucional, diz PCP

Jorge Pires, da comissão política do PCP, afirmou hoje que o governo vai ter de alterar a Constituição se pretender que os portugueses paguem os serviços de saúde consoante os seus rendimentos. Foi numa conferência de imprensa, esta tarde, acompanhada por Madalena Salema. Peça

"Não fiz negócio com ninguém", diz Seguro



Em dia de quatro iniciativas, António José Seguro almoçou em Tires com apoiantes. O candidato à liderança do PS acusou o Primeiro-Ministro de não honrar a promessa política com o imposto extraordinário de Natal. E apresentou-se como um homem livre "não fiz negócio com ninguém, não tenho acordo com ninguém, não prometi nenhum lugar a ninguém nem para presidente do partido nem para líder do grupo parlamentar..." Peça

PCP chama Nuno Crato à AR



O deputado Miguel Tiago entregou esta tarde um requerimento na comissão parlamentar de educação pedindo a audição do Ministro da Educação, Nuno Crato. O PCP quer esclarecimentos sobre a avaliação de desempenho docente, o concurso de professores e a organização do novo ano lectivo.

Deputados PS chamam Ministro das Finanças à AR

Os deputados do PS entregaram um requerimento na comissão parlamentar de orçamento, finanças e administração pública pedindo uma audição urgente de Vitor Gaspar.


"Face as declarações do Ministro das Finanças na apresentação da sobretaxa extraordinária,
tendo ficado por justificar a indispensabilidade da medida, e tendo procedido a revisão do
quadro macroeconómico e dos prazos para a apresentação de medidas relativas a despesa,
os deputados do Partido Socialista requerem, ao abrigo do Regimento da Assembleia da
República, a audição, com carácter de urgência, do Ministro, na COFAP, preferencialmente
antes da discussão em plenário da iniciativa legislativa anunciada." Assina o deputado João Galamba. Para ouvir aqui

Esta Sexta-feira

11:00 Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas, apresenta inciativa "Ar Cool", Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território.


13:00 António José Seguro apresenta candidatura no Restaurante "A Dorna", Tires - Cascais.

13:00 Francisco Assis apresenta candidatura em almoço com militantes,Vila Franca do Campo.

13:00 Candidatos à distrital do PSD/Porto, Virgilio Macedo (Comissão Politica), Alberto Santos (Mesa da Assembleia) e Adriano Rafael (Conselho de Jurisdição), promovem um almoço de apresentação, Hotel Penafiel Park .

15:00 Ministro da Educação, Nuno Crato, participa em conferência sobre o sucesso escolar, Universidade Católica do Porto, Auditório Ilídio Pinho, Campus da Foz.

15:00 Conferência de imprensa do PCP sobre saúde, sede do partido.

15:30 Francisco Assis recebido pelo presidente do Governo Regional dos Açores, Palácio de Santana, Ponta Delgada

16.00 António José Seguro encontra-se com jovens da Juventude Socialista, Jardins da Sede Nacional, Lisboa.

16:30 Francisco Assis visita a Lotaçor, o serviço de lotas dos Açores.

19:00 António José Seguro apresenta candidatura no Centro de Exposições de Odivelas.

19:00 Pedro Mota Soares na tomada de posse dos novos órgãos da concelhia do CDS de Torres Vedras.

20:30 Francisco Assis participa num plenário de militantes, Hotel Marina Atlântico, Ponta Delgada.

21:00 António José Seguro apresenta candidatura no Auditório da Câmara Municipal da Amadora.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Uma explicação...colossal

Numa longa conferência de imprensa para explicar o novo imposto extraordinário de Natal, o Ministro das Finanças explicou "o desvio colossal" nas contas públicas, que terá sido apontado por Pedro Passos Coelho no Conselho Nacional do PSD. Pode ouvir aqui.

Pormenores sobre o imposto estão nesta peça do repórter Fausto Coutinho.

Reacções da oposição:
PS aqui.
PCP aqui.
BE aqui.

Soares, Constituição e eleições no PS


Numa conferência sobre a República, esta tarde na Câmara Municipal de Lisboa, Mário Soares mostrou-se contra qualquer alteração à Constituição. Aos jornalistas, acrescentou que nem os compromissos assinados com a Troika o justificam. Questionado sobre a corrida para a liderança do PS, o fundador do partido recomendou pouca irritação aos dois candidatos. Peça

Na conferência com Fernando Rosas, Soares arrancou gargalhadas da audiência quando contou o último encontro com Villaverde Cabral. Pode ouvir aqui

Ministra não quer engravatados

"A partir de amanhã, está dispensada a gravata no MAMAOT. Com uma simples medida o ministério vai diminuir a factura do ar condicionado e preservar o ambiente. ".

É assim que começa o comunicado do Ministério de Assunção Cristas a anunciar para amanhã todos os pormenores sobre a iniciativa.

 ' A "Ar Cool" consiste na alteração da temperatura ambiente dos edifícios do ministério durante os meses de Verão, estabilizando a temperatura numa temperatura de referência de 25°C. A manutenção do conforto dos colaboradores do ministério poderá ser obtida através da utilização de uma indumentária menos formal, dispensando por regra o uso da gravata. Esta medida será adoptada nos Gabinete da Ministra e dos Secretários de Estado e em todos os edifícios do Ministério, de forma a reduzir a despesa global em electricidade e a correspondente pegada ecológica, todos os anos, entre 1 de Junho e 30 de Setembro' .

Férias sem borlas e Natal com imposto extra

As decisões tomadas hoje em conselho de ministros estão disponíveis no site do governo. Hoje não houve conferência de imprensa...

Assunção Esteves quer relação activa e recorrente com PR


A Presidente da Assembleia da República e os outros membros da Mesa da Assembleia foram a Belém apresentrar cumprimentos ao Presidente da República.

À saída da audiência, Assunção Esteves sublinhou a responsabilidade partilhada dos dois órgãos de soberania e manifestou a vontade de que a Assembleia e a Presidência mantenham uma "relação activa e recorrente".

A audiência com Cavaco Silva durou três quartos de hora e, no final, Assunção Esteves limitou-se a fazer uma curta declaração aos jornalistas, sem direito a perguntas.

Dizem que não estalou

Com sala cheia e militantes em pé, António José Seguro e Francisco Assis discutiram, esta noite, as suas propostas para o PS. À entrada, Assis voltou a defender o debate aberto aos jornalistas mas, por vontade de António José Seguro, só lá pudemos entrar para tirar fotografias.


Peça com as declarações dos candidatos à entrada aqui.



Três horas depois, saíram os dois satisfeitos. Peça

De acordo com os relatos de quem lá esteve, o debate foi bem menos tenso do que o da véspera na SIC-N.

Militantes socialistas falaram em elevação e cordialidade e apontaram apenas um momento em que o ambiente mudou: quando Francisco Assis foi criticado pela sua proposta de abrir a escolha dos candidatos do PS a eleitores de fora. Na sala houve quem sugerisse que dos partidos adversários podiam escolher o pior candidato socialista. Assis não gostou quando o mesmo militante disse que se pudesse escolher os candidatos adversários, era o que faria...e não ficou isolado. "Uma vergonha !" disse Assis.

Os militantes tinham três impressos onde podiam escrever as suas perguntas: amarelo para questionar António José Seguro, azul para Francisco Assis, côr-de-rosa para os dois. Todos tinham uma "Nota:Tem 1 minuto e 30 segundos para formular a pergunta".

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Centrais sindicais preocupadas

Primeiro-Ministro recebeu, esta tarde, UGT e CGTP que saíram preocupadas do encontro. João Proença queixou-se do imposto extraordinário. Carvalho da Silva tambem.

Desvios colossais

O PS quer explicações do governo na AR sobre a afirmação de ontem de Pedro Passos Coelho no Conselho Nacional do PSD. Peça de Madalena Salema.

Passos Coelho pede intervenção crítica do PSD


"Todas as críticas são bem vindas" - Pedro Passos Coelho promete grande articulação entre o governo e o PSD, sem confundir o governo com o partido.

Para vincar o separar das águas, Pedro Passos Coelho sublinhou que essencial das nomeações públicas por parte do Governo só vai ocorrer depois da entrada em vigor de um novo regime legal que está a ser preparado.

Numa longa intervenção, a abrir o Conselho Nacional, o primeiro depois das eleições de 5 de Junho, Passos Coelho confessou a preocupação de não decepcionar quem votou no PSD.

Convencido de que pode fazer história, o líder do PSD também promete não falar da herança dos governos de Sócrates, mas acabou por confessar a surpresa dos membros do governo "no desvio colossal" que encontraram face às contas públicas. Ouvir peça 

Esta Quarta-feira

10:00 Reunião da Comissão Parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública, AR

11:30 Reunião do Conselho de Administração da AR, AR

13:00 António José Seguro apresenta moção aos militantes de Vila Franca de Xira, Restaurante Páteo Galache, Vila Franca de Xira.

14:30 Audição do grupo parlamentar do PCP sobre a taxa social única com Manuel Brandão Alves, professor do ISEG, e Eugénio Rosa, economista, AR - Sala do Senado.

15:00 Reunião da Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, AR.

15:00 Reunião da Comissão Parlamentar para a Ética, a Cidadania e a Comunicação, AR.

15:00 Reunião da Comissão Parlamentar Eventual para Acompanhamento das Medidas do Programa de Assistência Financeira a Portugal, AR.

15:30 PM recebe a UGT, Residência oficial de S. Bento.

16:30 PM recebe a CGTP-IN, Residência oficial de S. Bento

21:00 Debate entre os candidatos Francisco Assis e António José Seguro, organizado pela Federação da Área Urbana de Lisboa, Hotel Altis, sala Europa.

Matos Rosa já foi eleito Secretário-Geral do PSD


Sem votos contra, Matos Rosa foi eleito secretário-geral do PSD.


Participaram na eleição 77 membros do Conselho Nacional do partido, o órgão máximo entre congressos. Matos Rosa obteve 75 votos a favor e dois brancos.


Eleito deputado eleito pelo círculo de Lisboa nas legislativas, Matos Rosa era um dos três secretários-gerais adjuntos do PSD e já estava a exercer interinamente o cargo de secretário-geral, em substituição de Miguel Relvas que deixou o cargo por imposição estatutária, depois de ter tomado posse como ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares.